barras-lateral-amarelo
barras-lateral-verde

APOSENTADO SIM, PARADO NÃO

Ter dinheiro faz toda a diferença na aposentadoria, mas há outros fatores igualmente importantes nos quais muita gente não presta atenção — e depois pode se arrepender.

Com o aumento da expectativa de vida, a duração da aposentadoria é cada vez maior. Há casos de pessoas que trabalharam por 30 anos e já estão inativas há 25. A percepção de que o tempo de descanso aumentou produziu alguma mudança de comportamento nas pessoas que estão às vésperas de largar o trabalho.

A demanda por aconselhamento para a vida após o trabalho cresceu 50% de 2001 até os dias atuais.  O tempo de trabalho está encurtando cada vez e as pessoas estão sentindo que precisam pensar numa nova carreira que não seja o emprego convencional.

Em parte, a procura por aconselhamento se deve à constatação, por parte das pessoas, de que sua renda cairá depois da aposentadoria. E será preciso complementá-la de alguma forma. Mas há os que procuram ajuda profissional como forma de evitar os sentimentos negativos ligados à inatividade.

Como se preparar
Veja as dicas da  EXAME para assegurar uma aposentadoria mais agradável:
1 Defina que atividades você gostaria de desempenhar na aposentadoria. Podem ser hobbies, trabalhos voluntários ou mesmo alguma tarefa profissional eventual, como integrar o conselho de alguma empresa.
Aproveite a lista para redigir as atividades que lhe dão muito prazer mas hoje ficam em segundo plano, geralmente por falta de tempo. Pode ser viajar mais, ler os livros de sua biblioteca, assistir à TV de pijama, frequentar uma academia de ginástica…
3 Discuta essas expectativas com sua família e parentes. Facilita quando o projeto deixa de ser pessoal e passa a pertencer à família.
4 Estreite suas relações com profissionais que possam contribuir com os novos projetos.
5 Diversifique seu círculo de amizades. Não dependa apenas das relações que constrói no trabalho.
Tente reservar um espaço de trabalho (dentro de casa ou, se possível, fora) para tocar seus projetos.
7 Se você pretende investir numa nova atividade profissional, elabore um cartão de visita.

Fonte: http://goo.gl/U5iomK

Deixe um comentário

aposentacao educar