barras-lateral-amarelo
barras-lateral-verde

COMO O COACHING PODE TE AJUDAR NA TOMADA DE DECISÃO?

A todo instante temos que tomar decisões, desde o ato de optar por tomar café ou suco pela manhã, até questões cruciais como fechar uma negociação, comprar um imóvel, pedir o cônjuge em casamento, entre tantos outros momentos grandiosos em nossa vida. O poder de escolha está sempre presente.
Seja em ocasiões rotineiras ou que determinam todo o seu percurso de jornada, é preciso ter a certeza de que tomou a melhor decisão. Requer, portanto senso crítico e analítico para ponderar os vários fatores que circundam cada situação.

Parece ser um ato fácil e objetivo, mas nem sempre é tão simples assim para todo mundo. Algumas pessoas sentem uma enorme dificuldade de tomar decisões, mais do que isso, se sentem inseguras e incapazes para tal, afinal toda decisão acarreta em uma consequência.

Essa sensação de impotência diante de escolhas pode ser advinda principalmente pela falta de autoconhecimento, onde o indivíduo não tem clareza sobre o que é prioridade em sua vida e como cada fator favorece ou não em quem deseja se tornar.

O Impacto do Coaching para Melhores decisões
O fundamento das boas decisões é o autoconhecimento, pois é a partir deste processo que o indivíduo passa a compreender de maneira pontual o que verdadeiramente faz sentido para si. E a partir dessa compreensão clara, desenvolve maior discernimento para escolher o que é melhor e está de fato congruente com seus valores e seu estado desejado.

Nesse sentido, conte com o Coaching – o mais efetivo método da atualidade de desenvolvimento pessoal e profissional, que tem como objetivo auxilia-lo a descobrir sua identidade, seu EU autêntico, na essência e nos mais profundos níveis para seu desenvolvimento pleno.

3 Dicas para assumir o controle de suas decisões:

Mantenha o foco
Um dos principais fatores limitantes na hora de fazer uma escolha assertiva é ter excesso de possibilidades para avaliar. Foque apenas nas opções essenciais que realmente são importantes e pertinentes ao que almeja. Seja seletivo!

Valide sua decisão
Validação é próximo passo para assegurar que de fato tomou a melhor decisão. Toda escolha requer renúncia, abdicação, troca, além de suas consequências. Por isso reflita: O que eu perco com essa escolha? Quais os efeitos de minha decisão? Eles podem gerar algum prejuízo a mim, às pessoas a minha volta ou o ambiente em que estou inserido?

Compreenda seu significado
Se tomamos uma decisão é porque queremos mudar, não é mesmo? Se queremos mudar, devemos estar dispostos a sair da zona de conforto e ousar fazer diferente, criar novos hábitos e atitudes. Portanto, a escolha só tem relevância se estiver acompanhada de ações, e talvez este seja o maior fator limitante para a maioria das pessoas.

Fonte: Site IBC Coaching

Deixe um comentário

aposentacao educar