barras-lateral-amarelo
barras-lateral-verde

ESTUDO APONTA QUE CRISE ECONÔMICA AFETA AS PESSOAS DE FORMA DIFERENTE!

A inflação tem tirado o sono de muita gente. Para o grupo com mais de 60 anos, a situação está ainda pior.

Os produtos estão mais caros e fica difícil fechar as contas do mês, só que para um grupo de pessoas, a situação está ainda pior: as que passaram dos 60 anos.

Elas estão sentindo no bolso o peso dessa alta e o economista Samy Dana explica o que está acontecendo.

Tem uma medida que é a inflação dos aposentados, onde se pega os produtos que eles consomem e os serviços e mede-se a inflação. Ela difere da outra porque esta cesta, esta combinação de produtos e serviços, é diferente de acordo com a idade, a cidade e o sexo.

O índice dos aposentados tem sido maior que a inflação média, ou seja, está mais caro viver para eles.

Nos últimos três meses, os produtos que tiveram mais aumento foram o condomínio, o plano de saúde e os medicamentos e esse tipo de conta não dá para deixar de lado ou ficar inadimplente.

A dica para os aposentados é tomar cuidado com o empréstimo consignado, o crédito é fácil e descontado direto da aposentadoria (INSS), então muita gente abusa dessa ‘facilidade’. No momento da contratação, uma pessoa pode considerar que vai dar para pagar a parcela porque ela consegue sobreviver com 80% da renda, mas quando chega um momento de crise, de inflação, isso pode ficar mais difícil, porém o banco onde foi feito o contrato não vai querer saber.

O plano de saúde, também é importante lembrar, quando tem mensalidade atrasada, deixa de realizar a cobertura e outro efeito perverso é que quanto mais idade a pessoa tem, mais caro fica o plano.

Fonte: G1 http://goo.gl/t4GfWL

Deixe um comentário

aposentacao educar