barras-lateral-amarelo
barras-lateral-verde

PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS POR IDOSOS CRESCE 50% EM DOIS ANOS

O número de idosos que praticam atividades físicas em Santos cresce a cada ano. A constatação faz parte de levantamento realizado pela Secretaria de Esportes (Semes), que indica a inscrição de 5.163 pessoas com mais de 60 anos nos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura.

O volume representa um aumento de 50,6% em apenas dois anos. Em 2013, eram 3.429 inscritos nas modalidades públicas. Em 2014, 3.810. A participação dos maiores de 60 representa 27,7% do total de 18.639 participantes das atividades, de todas as idades.

Entre as modalidades preferidas pelos alunos da terceira idade estão a hidroginástica e a ginástica. Mas existe também grande participação na caminhada monitorada, alongamento, vôlei adaptado, musculação, tai chi chuan, ioga, dança de salão, canoa havaiana, canoagem e stand-up.

Maioria tem até 70

A maior participação está na faixa etária de 60 a 69 anos, com 58%. Dos 70 aos 79, eles são 34%, já a população acima de 80 anos representa 8%. A expectativa dos dirigentes da Semes é que os números cresçam ainda mais após a conclusão de reformas em centros esportivos e a entrega de novos equipamentos, como os centros esportivos e culturais da Penha, Vila Progresso e Vila Nova.

De acordo com a Semes, o entendimento de que a prática de atividades físicas prolonga a qualidade a vida é um dos fatores que contribui para o aumento da procura, assim como a oportunidade de formar vínculos de amizade. Competições voltadas para idosos, realizadas ao longo de todo ano, também servem como motivação para os exercícios.

Fonte: http://goo.gl/WFlRwp

Deixe um comentário

aposentacao educar