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PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS POR IDOSOS REDUZ IDA AO MÉDICO

Estudo mostra que idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico que os sedentários.

Um idoso saudável tem a autonomia preservada, tanto a física como a psíquica.

Estudos indicam que idosos praticantes de exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que os sedentários. No Brasil, os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) representam 8,6% da população do País. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da década de 1990 para os anos 2000, a população de terceira idade no Brasil cresceu 17%. O País tem hoje cerca de 20 milhões de idosos. Em 2025, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas.

O exercício físico para aumento da força e da massa muscular está diretamente relacionado à saúde do idoso.  A partir dos 40 anos, a chance de ter um melhor envelhecimento está ligado a hábitos saudáveis.

A gerontologista e coordenadora nacional da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Luiza Machado, diz que o envelhecimento não começa aos 60 anos e sim quando o bebê ainda está no útero da mãe. Os hábitos saudáveis de vida desde a infância vão determinar a saúde do idoso. Como a expectativa de vida aumentou muito e o envelhecimento no Brasil é um fator relativamente novo, é preciso capacitar e formar profissionais de saúde para lidar com os problemas. “Hoje a expectativa de vida é de cerca de 75 anos de idade no País e pode chegar a 120 anos daqui a 50 anos”, diz.

Aqueles que querem dicas de como envelhecer de forma saúdavel, independente da idade atual, deve conhecer a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que tem por objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável, a manutenção e a reabilitação da capacidade funcional. Um idoso saudável tem a autonomia preservada, tanto a física como a psíquica.

Além do condicionamento físico, o esporte é um elemento social e integrador importante em qualquer idade. É claro que somente a prática de exercícios não é o suficiente. Para evitar doenças e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação adequada, com a presença de frutas, verduras, leite e vitaminas, já que o idoso tem naturalmente falta de vitamina B.  Vamos começar?

Fonte: http://goo.gl/xLYvzV

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