barras-lateral-amarelo
barras-lateral-verde

PREVIDÊNCIA LIBERA CONSULTA A SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO

Aposentados já podem conferir no site valor do abono natalino e desconto do IR

Os contracheques com os valores da segunda parcela do décimo terceiro de mais de 28 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já estão disponíveis na internet. A consulta pode ser feita no site www.previdencia.gov.br. O crédito da segunda parte da gratificação natalina começou a ser feito no dia 24 de novembro para quem ganha um salário mínimo (R$ 778), juntamente com a folha de novembro. Os segurados que recebem acima do piso terão os valores liberados a partir de 1º de dezembro. O pagamento termina no dia 7 de dezembro.

Imposto de Renda

A segunda parcela será paga com descontos do Imposto de Renda (IR), no caso de valores que estejam nas faixas de cobrança. Para conferir o valor não é preciso se cadastrar na página, basta digitar o número do benefício.

Ao entrar no site, o segurado deve clicar no ícone ‘Extrato de pagamento de benefício’, à esquerda, no canto superior da página. Será aberta uma nova página, onde o aposentado clicará em ‘Emitir extrato’. Em seguida, é preciso preencher os campos com número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, CPF. Por último, deve digitar o código de segurança gerado na na página para finalmente imprimir contracheque.

Os segurados que recebem benefícios assistenciais (Loas) não têm direito ao 13º salário, o que corresponde a cerca de 4,380 milhões de benefícios. Já quem está de licença e recebe auxílio-doença ganhará o abono natalino, assim como quem tem salário-maternidade e auxílio-reclusão terá parcela proporcional do abono, com base no número de meses que o benefício vem sendo pago este ano. Se o segurado recebe o benefício desde janeiro deste ano ou antes, o 13º será a metade do valor.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/economia

Deixe um comentário

aposentacao educar