barras-lateral-amarelo
barras-lateral-verde

QUANTO MAIS CEDO PENSAR NO FUTURO, MELHOR ELE SERÁ

Saiba como ensinar os filhos a tomar decisões!

Ser responsável não é o mesmo que obedecer “ao pé da letra”. Ser responsável significa escolher. E decidir por si mesmo. Por isso, para ensinar as crianças a ser responsáveis é preciso dar-lhes as máximas oportunidades para tomar decisões.

APRENDER A DECIDIR BEM PARA QUE SEU FILHO SEJA RESPONSÁVEL

Podemos ajudar nossos filhos aprender a decidir dando-lhes muitas oportunidades para tomar decisões a curto, médio ou longo prazo.

Deveremos, na medida do possível, evitar decidir por eles ou intervir excessivamente em suas decisões. A medida que vão crescendo, os pais devemos ser capazes de “ir soltando os nós” dando-lhes maior autonomia e capacidade de decisão.

Desde que são pequenos devemos habituar-los a decidir em assuntos que não tenham repercussões graves: por exemplo, o que jogar, que roupa quer colocar, que história quer que lhe leiam …

Por exemplo, se seu filho de 11 anos lhe pede permissão para ir viajar com o colega durante uma semana das férias, em lugar de responder diretamente que não, pode pedir a ele que lhe ajude a tomar a decisão. Para isso convém que, primeiro, pense em outras alternativas a realizar, como por exemplo:

- Passear alguns dias das férias com a família.

- Ir visitar o avô, que está doente.

- Ficar-se em casa e, colocar-se em dia com os estudos …

A seguir convém ensinar a criança a valorizar os aspectos positivos e negativos de cada alternativa.

Finalmente deverá tomar a decisão, enquanto é pequeno, com sua ajuda. Um vez tomada a decisão, deveremos ensina-lo a mantê-la  e a “arcar com as consequências”.

Se, por exemplo, seu filho decide matricular-se este ano no basquete em lugar do futebol, uma vez tomada a decisão deve exigir-lhe que a mantenha, ao menos durante um tempo razoável.

Os pais devemos permitir a nossos filhos que se enganem às vezes em suas decisões. Se a criança sofre as consequência negativas de uma decisão certamente será mais rigoroso nas seguinte decisões que adota.

A hora de educar nosso filho para que aprenda a tomar as decisões deveremos ter em conta que cada filho é diferente, tendo em conta suas característica pessoais e sua maneira de ser:

Fonte: https://goo.gl/XDp6Mb

Deixe um comentário

aposentacao educar